.e-con.e-parent:nth-of-type(n+4):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+4):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } @media screen and (max-height: 1024px) { .e-con.e-parent:nth-of-type(n+3):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+3):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } } @media screen and (max-height: 640px) { .e-con.e-parent:nth-of-type(n+2):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+2):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } }

Como ser citado pelo ChatGPT? Cinco dicas para ser recomendado pela IA no seu nicho 

Como ser citado pelo ChatGPT? Cinco dicas para ser recomendado pela IA no seu nicho

Como ser citado pelo ChatGPT? Cinco dicas para ser recomendado pela IA no seu nicho

Este foi o ano da consolidação das inteligências artificiais. E 2025 promete ampliar e aprofundar ainda mais o uso dessas ferramentas no cotidiano. Uma das novas tendências que ganha destaque no mercado é a busca por relevância no ChatGPT. Empresas e profissionais querem entender como podem ser recomendados ou citados por essa tecnologia, que se tornou um reflexo do comportamento humano na internet. 

“Quando alguém busca por algo no ChatGPT, é como se estivesse iniciando um ciclo comum de interesse on-line. Descobre um nome e, depois, vai validar informações e referências em redes sociais, que hoje funcionam como vitrines. Isso muda a dinâmica de visibilidade e autoridade no mercado”, explica Camila Renaux, especialista em Inteligência Artificial, Mídias Digitais e Marketing Estratégico. 

A própria Camila, sugerida pelo ChatGPT como uma referência na área, compartilha aqui dicas estratégicas para empresas e profissionais que desejam aumentar suas chances de serem citados por essa ferramenta e por outras inteligências artificiais. 

Produção de conteúdo eficaz

 “Tudo começa pela criação de conteúdo de qualidade”, aponta a especialista. O ChatGPT busca informações em bancos de dados amplos e na internet. Então, manter uma presença digital forte é essencial. Aposte em formatos que engajam, como vídeos, pois eles são amplamente consumidos on-line e geram maior alcance orgânico. 

Foco na autoridade

A construção de autoridade é o diferencial. Camila recomenda abordagens inovadoras dentro da área de atuação, trazendo uma visão única. “Inclua sua personalidade e um toque especial que vá além do que já existe no mercado. Isso ajuda a diferenciar o profissional ou a marca em um ambiente saturado”, explica. 

Assessoria de Imprensa

A visibilidade em veículos de comunicação tradicionais ainda é um grande trunfo. A presença em jornais, revistas e portais amplia o alcance e fortalece a credibilidade, aumentando as chances de recomendação. 

Reconhecimento no mercado

Participar de eventos do seu segmento é fundamental. “Feiras, confraternizações e palestras são oportunidades de se posicionar como referência. Estar visível no mercado contribui diretamente para ser reconhecido como uma autoridade pela inteligência artificial e pelas pessoas”, ressalta Camila. 

Antecipação às tendências

“Marcas que conseguem implementar estratégias inovadoras se tornam sinônimos dessas práticas”, afirma. Estar atento às mudanças do mercado não só ajuda a crescer, mas também posiciona a empresa ou profissional como pioneiro, o que aumenta a visibilidade. “A chave está em aliar autenticidade, relevância e inovação. Com essas práticas, ser citado por tecnologias como o ChatGPT deixa de ser um mistério e a a ser um reflexo de uma estratégia de marketing bem-sucedida”, finaliza. 

Sobre Camila Renaux

Ela é especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT nos Estados Unidos. Eleita por três vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, é embaixadora de Philip Kotler e de seu evento eWMS (World Marketing Summit) no país. Já treinou milhares de alunos, distribuídos pelos cinco continentes, através de seus cursos on-line. Consultora de empresas, Camila Renaux vivencia o digital no seu dia a dia há mais de 20 anos. Produz conteúdo ativamente para compartilhar doses generosas de informação e é palestrante de um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina. 

Como ser citado pelo ChatGPT? Cinco dicas para ser recomendado pela IA no seu nicho

Camila Renaux

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.